quinta-feira, 10 de julho de 2008

Nossos Velhos - Pais Heróis


Passamos boa parte da nossa existência cultivando estes estereótipos. Até que um dia o pai herói começa a passar o tempo todo sentado, resmunga baixinho e puxa uns assuntos sem pé nem cabeça. O que papai e mamãe fizeram para caducar de uma hora para outra ?!? Fizeram só 80 anos. Nossos pais envelhecem. Ninguém havia nos preparado pra isso. Um belo dia eles perdem o garbo, ficam mais vulneráveis e adquirem umas manias bobas. Estão cansados de cuidar dos outros e de servir de exemplo: Agora chegou a vez de serem cuidados e mimados por nós. Têm muita quilometragem rodada e sabem tudo, e o que não sabem eles inventam. Não fazem mais planos a longo prazo, agora dedicam-se a pequenas aventuras, como comer escondido tudo o que o médico proibiu. Ficam tristes de repente. Mas não estão caducos: caducos ficam os filhos, que relutam em aceitar o ciclo da vida. É complicado aceitar que nossos heróis e rainhas já não estão no controle da situação. Estão frágeis e um pouco esquecidos, têm este direito, mas seguimos exigindo deles a energia de uma usina. Não admitimos suas fraquezas, seu desânimo. Em vez de aceitarmos com serenidade o fato de que as pessoas adotam um ritmo mais lento com o passar dos anos, simplesmente ficamos irritados por eles terem traído nossa confiança, a confiança de que seriam indestrutíveis como os super-heróis. Provocamos discussões inúteis e os enervamos com nossa insistência para que tudo siga como sempre foi. Essa nossa intolerância só pode ser medo. Medo de perdê-los, e medo de perdermos a nós mesmos, medo de também deixarmos de ser lúcidos e joviais. É uma enrascada essa tal de passagem do tempo. Nos ensinam a tirar proveito de cada etapa da vida, mas é difícil aceitar as etapas dos outros, ainda mais quando os outros são papai e mamãe, nossos alicerces, aqueles para quem sempre pedíamos voltar. E que agora estão dando sinais de que um dia irão partir sem nós

4 comentários:

Anônimo disse...

É verdade tudo q vc escreveu Lena... aff!!!!
Daqui a pouco somos nós com nossos filhos, o ciclo continua...
Bjs Mi

Anônimo disse...

Oi Lena, q post maravilhoso...não conhecia seu cantinho e estou feliz por ter vindo conhecer!! Bjocas pra vc e pros pequenos!!

WaniaCris disse...

Ai amiga... tai uma coisa para a qual jamais estaremos preparados, né? Mas, é o grande ciclo da vida e, como disse o Rei Mufassa (eu sei que seus filhos assitem Rei Leão... hihihi) temos que encontrar nosso lugar, todos têm o seu lugar... Que Deus cuide de vocês hoje e sempre... Amo seu cantinho... amo sua forma de se expressar e fiquei imensamente feliz por ler o poema da Cora Coralina, goiana como eu, no seu espaço. Ela é ótima, né?

Beijos enormes em ti e nos garotos!

WÂnia & Caio

Anônimo disse...

Pois sim querida....envelhecer...como é difícil entender...como é verdade a não aceitação de que nossos eternos heróis não são eternos...Um dia sem a gente perceber estarei passando por isso,mas reluto em não chegar essa hora...afinal eu escutei,estudei me preparei ,mas na REAL quem entende o nosso egoísmo.A gente não quer perder...nunca...pior a gente sabe que não vai perder...mas fica um vazio...Logo todos nós estaremos juntos...fazendo coisas em outras dimensões...e lá não tem idade,nÕ TEM DOENÇAS,NEM A MORTE..È pra ese mundo melhor que estou querendo ir e um dia todos que tem esse coração imenso como o seu se encontrarão...por enqto a gente fica por aqui...mas logo...pq o tempo é breve...mas lá não tem tempo...temos todo o tempo do mundo...então amiga...até SEMPRE.
Bjs cheio de amor fraterno...
Bel